O que é o nevoeiro? Porque aparece e como podem ser classificados? Saiba neste artigo algumas curiosidades sobre o nevoeiro.
O que é o nevoeiro?
O nevoeiro, também chamado de cerração ou brêtema (nome dado no Norte de Portugal e na Galiza), acontece quando existe uma grande densidade de gotículas de água e cristais de gelo, junto ao solo. Esta acumulação pode receber o nome de núvem stratus, já que se localiza a uma altitude muito baixa, desde o solo até mil metros de altura. Dá-se ainda o nome de nevoeiro sempre que a visibilidade seja inferior a um quilómetro. Para visibilidades superiores a esta distância, dá-se o nome de neblina ou névoa.
Ao contrário das núvens, que estão a uma altitude muito superior na atmosfera, o nevoeiro acontece junto à superfície terrestre. O nevoeiro distingue-se ainda das núvens pela forma como vai acumulando a sua humidade, através de fontes junto à superfície, como oceanos, rios, lagos, etc.
O ar meio fosco característico do nevoeiro, é resultante das minúsculas gotículas de água existentes no ar. Pode ainda se justificar pelo fumo em suspensão no ar, resultante das diferenças de temperatura.
Porque aparece o nevoeiro
O nevoeiro pode ser originado por várias situações. Pode, por exemplo, surgir devido às diferenças de temperatura, por exemplo, no calor erradiado durante a noite. Pode ainda acontecer devido ao ar carregado de humidade que se move no sentido horizontal e é arrefecido pela parte inferior ou ainda surgir numa frente, entre o ar quente e o ar frio.
O nevoeiro, muito comum em vales e planícies, onde a humidade é habitualmente superior e estão abrigados de ventos fortes, surge também muitas vezes devido à excessiva humidade do dia anterior ou devido ao forte arrefecimento noturno. Este fenómeno surge quase sempre ao início da manhã e desaparece assim que começam a surgir os primeiros raios do sol.
0 comentários:
Postar um comentário